Só será feliz a dois quem já for feliz sozinho

09:10:00 0 Comments A+ a-


Essa frase dói fundo, justamente porque todo mundo sabe que é verdade, mas mesmo assim é difícil de aceitar. É difícil aceitar porque a gente quer companhia, quer alguém para ficar junto, para chamar de seu, para realizar os nossos desejos, para nos fazer feliz. Eaí é que está o problema. A felicidade de ninguém pode depender de outra pessoa. A partir do momento que a nossa felicidade depende de outra pessoa, a gente vai se sentir frustrado se ela não agir como esperamos. A gente vai achar que ela tem a obrigação de fazer tudo para nos fazer feliz. Mas a verdade é que a gente precisa aprender a ser feliz sozinho.

Mas como aprender a ser feliz sozinho? Um bom começo é ficar mais tempo sozinho, não pular de um relacionamento para o outro, não ficar com alguém só por carência, por medo de ficar sozinho. Mas pelo contrário, descobrir o prazer de estar na própria companhia. Se aceitar, se amar, aprender a desfrutar da sua companhia. Fazer coisas que te deixem feliz.


Quando a gente aprende a ficar feliz sozinho, a gente passar a dar muito mais valor para a felicidade que compartilhamos quando estamos com as pessoas. A partir disso, o nosso encontro com o outro não vai ser uma busca de que a pessoa preencha nossas expectativas, mas vai ser um compartilhar, vamos compartilhar a felicidade que já temos com a pessoa e ela vai compartilhar a dela conosco.
A união perfeita é o encontro de duas pessoas que se bastam, mas que querem ser mais felizes ainda unidas. Duas pessoas que se conhecem, que sabem usufruir da companhia delas mesmas, mas que querem compartilhar a felicidade e o amor que tem com outra pessoa. O que é bem diferente de duas pessoas que não conseguem ficar sós e que quando encontram outra pessoa fazem exigências, tentam controlá-las, acham que a outra pessoa tem a obrigação de lhe deixar feliz o tempo todo.
Assim, começam todos os problemas. Ninguém consegue fazer outra pessoa feliz o tempo todo. A pessoa que não sabe ser feliz sozinha, não vai conseguir ser feliz com outra pessoa, ela vai sempre achar que algo está faltando. Na verdade, o que está faltando é encontro com ela mesma. Se ela não tiver esse encontro, ela vai sempre carregar sentimentos ruins, como raiva, ciúmes e possessividade, e vai passar tudo isso para a pessoa que ela convive. Ela não vai querer que essa pessoa seja feliz longe dela, ou com qualquer outra pessoa, mesmo que seja um amigo. Ela vai estar tão infeliz, que vai envolver o outro com essa infelicidade. Ela vai querer acabar com a liberdade e a beleza do outro.
A pessoa precisa estar tão cheia de bons sentimentos, de amor e paz, estar tão feliz consigo mesmo, que quer compartilhar isso. Ela está tão cheia que quer transbordar para outra pessoa. E quando duas pessoas que estão transbordando se encontro, o resultado é um só: muita felicidade. Aprenda a ser feliz sozinho, por mais difícil que isso possa parecer, e mais do que isso: só aceite compartilhar a sua felicidade com quem também aprendeu a ser feliz sozinho.